IMPLANTES DENTÁRIOS

INTEGRALLE CLÍNICA ODONTOLÓGICA

IMPLANTES DENTÁRIOS

IMPLANTES

Implantes dentários são pinos feitos de titânio que servem para substituir a raiz de um dente e podem ser utilizados quando uma pessoa perde um ou mais dentes na cavidade bucal. Para saber mais sobre o assunto, confira o artigo a seguir!

A preocupação com a saúde bucal aumentou significativamente a procura por serviços odontológicos entre os brasileiros. E um dos procedimentos mais procurados é o implante dentário. Mas, você sabe o que é o implante dentário e em quais casos ele é recomendado?

Neste artigo, vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre implante dentário e quais as vantagens desse procedimento para a nossa saúde bucal. Você vai entender:

  • O que é implante e para quem ele é indicado;
  • Quais as principais formas de implantes;
  • Como ocorre o procedimento do implante dentário;
  • Quais as vantagens deste procedimento.

Acompanhe conosco e veja como ocorre o procedimento do implante dentário!

O que é o implante dentário?

O implante dentário é caracterizado como um procedimento estético na área odontológica. Quando ocorre a perda ou extração de um ou mais dentes, o implante pode ser a solução para que nosso sorriso não fique com falhas.

Resumidamente, no procedimento de implante ocorre a colocação de uma placa de titânio, que faz a substituição da raiz do dente extraído. Assim, após a fixação do titânio no osso através de um simples procedimento cirúrgico, é colocado um novo dente feito de resina ou porcelana.

Quais os tipos de implante?

São diversos procedimentos de implantes dentários disponíveis. Veja quais os principais tipos de implantes e suas funcionalidades para o paciente:

Implante unitário

Nesta modalidade de implante, somente um dente necessita de substituição. Nesse caso, o implante dentário substitui apenas a raiz de um dente e será confeccionado apenas um substituto.

Esse procedimento é o mais indicado para pessoas que perderam apenas um dente ou mais de forma não sequencial.

Implante com prótese overdenture

Nesse procedimento de implante, o dentista coloca entre dois a seis pinos de titânio para fixar a prótese. Esse método é bastante comum para quem precisa substituir vários dentes ao mesmo tempo. Esse implante é removível através de botões de pressão e é de fácil higienização.

Implante dentário com prótese protocolo

Esse método é parecido com o overdenture. Nesse procedimento, é feita uma prótese total fixada sobre 4 a 8 implantes em média. Todo o procedimento de colocação e retirada só pode ser executado pelo dentista, pois esse implante não é removível como overdenture.

Esteticamente é uma ótima opção de implante dentário, pois deixa seus dentes perfeitos e é uma opção mais vantajosa para quem não deseja usar dentaduras.

Implante com carga imediata

O implante dentário com carga imediata ocorre quando é possível fazer o travamento e a estabilização da placa de titânio no mesmo dia da cirurgia. Assim, já é possível colocar o dente logo em sequência da colocação do pino de titânio.

Vale destacar que esse procedimento depende da qualidade e da quantidade óssea.

Cada um destes procedimentos é específico para diferentes tipos de pacientes. Desse modo, será necessária uma avaliação com seu dentista para verificar qual procedimento de implante dentário é o mais eficaz para seu caso.

Para quem é indicado o implante?

O implante dentário é indicado para pessoas que perderam ou extraíram os dentes e querem uma solução estética para continuar com um sorriso bonito. Desse modo, a implantação de novos dentes supre a falta e aumenta a autoestima da pessoa.

Por isso, vale destacar a importância de manter a saúde bucal para que os dentes naturais possam ser conservados por mais tempo. Existem vários métodos que podem ajudar na manutenção de dentes saudáveis e consertar dentes com estética ruim ou estragados.

Mesmo que seja um procedimento simples, o implante é indicado somente em casos extremos em que já houve a perda do dente ou não há possibilidade de recuperação e é necessária a extração.

Quem não pode fazer implantes?

Alguns grupos de pessoas são desaconselhados ou proibidos de fazer o implante como:

  • Pessoas que fumam em excesso;
  • Alguns casos de diabéticos;
  • Quem faz tratamento contra câncer ou hepatite;
  • Portadores de osteoporose.

Além desses casos, crianças, jovens e adolescentes são desaconselhados de fazer implantes dentários. Isso ocorre pelo fato dessas pessoas ainda não terem finalizado seu crescimento ósseo, podendo acarretar problemas com o implante futuramente.

Como é feito o procedimento de implante?

O procedimento de implante é bem simples. O dentista aplica anestesia para que você não sinta dor alguma durante a cirurgia e faz uma pequena abertura na gengiva. Depois disso, ele faz a perfuração do osso com as brocas.

Após esse procedimento, ele faz a implantação da placa de titânio que servirá como raiz do dente substituto. Ele faz a suturação do local e o paciente é liberado.

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório de uma cirurgia para colocação de implantes dentários é bem tranquila. Normalmente, os dentistas recomendam repouso de 24 horas após a cirurgia e receitam remédios como analgésico, antibiótico e anti-inflamatório para acelerar a recuperação.

Quanto tempo leva esse procedimento?

A colocação de implantes varia muito de pessoas para pessoa. Em alguns casos, como o implante com carga imediata, a pessoa pode fazer a colocação do pino de titânio e do dente no mesmo dia. No entanto, esse procedimento é uma exceção e o tempo médio de um implante dentário varia de 4 a 6 meses.

Isso ocorre devido ao processo de osseointegração. Para explicar de forma simples, quando o implante é colocado no osso, é necessário esperar esse tempo para que o osso preencha o orifício onde foi colocado a placa de titânio.

Após esse preenchimento, o implante é travado e já é possível colocar o dente definitivo. Vale destacar que enquanto você aguarda esse período de preenchimento do osso através da osseointegração, será fornecida uma prótese provisória neste período.

Quais as vantagens do implante?

São inúmeras vantagens para quem escolhe fazer o procedimento de implante dentário. Veja alguns:

  • Auxilia na mastigação correta de alimentos;
  • Mantém a estética dos dentes harmoniosa e bonita;
  • É um procedimento odontológico eficiente com 98% de sucesso nos pacientes;
  • Traz estabilidade aos dentes.

Quanto tempo dura um implante?

Um implante dentário pode durar anos ou nunca precisar ser trocado. Tudo depende dos cuidados com a saúde bucal do indivíduo. Por isso, é necessário manter bons hábitos e fazer visitas frequentes ao dentista para evitar problemas com a saúde bucal e consequentemente com o implante. E aí, entendeu como funciona o implante dentário? Que tal fazer uma avaliação agora mesmo? Agende uma visita com um de nossos especialistas pelo WhatsApp, no número (48) 996810506 e deixe seu sorriso perfeito com um implante dentário! Se preferir, você pode acessar o nosso site também, para mais informações!

Horário

Seg - Sex: 8:00 - 20:00

Localização

Rua Dom Jaime Câmara, 245 Sala 201 Centro - Florianópolis - SC - 88015-120

Whatsapp

48 99681-0506

Agende sua consulta

contato@integralleodontologia.com.br
Abrir chat
Fale conosco já!
Powered by