HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

INTEGRALLE CLÍNICA ODONTOLÓGICA

HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

Harmonização Orofacial

A harmonização orofacial é realizada para trazer um alinhamento adequado dos dentes em relação ao rosto. Por isso, é uma intervenção não apenas estética, mas que também pode corrigir a posição dos dentes e tecidos da cavidade bucal.

Desenvolvida para corrigir pequenas imperfeições no rosto, a harmonização orofacial é um tratamento estético que visa equilibrar o sorriso e as questões funcionais da face por meio de procedimentos como a aplicação de ácido hialurônico, fios de sustentação, toxina botulínica e até bichectomia, corrigindo proporções, reparando assimetrias, rejuvenescendo e melhorando a autoestima do paciente.

Ela é indicada para a suavização de rugas e sulcos; lábios sem volume; bigode chinês; recontorno e aumento do volume das maçãs do rosto e do queixo; sorriso gengival; apertamento dentário; bruxismo; hipersalivação; dor tensional; recontorno e aumento do volume da mandíbula; DTM - disfunção temporomandibular e dor orofacial; entre outros.

Surgindo como um complemento aos tratamentos ortodônticos, estéticos ou de reabilitação, essa é uma técnica que ganha cada vez mais espaço nos consultórios de odontologia, justamente por ser pouco invasiva e muito eficaz. Então, entenda como funciona uma harmonização orofacial.

Inicialmente, o tratamento elaborado pelo dentista responsável varia de acordo com as características e as necessidades de cada pessoa. Basicamente, o profissional realiza uma avaliação completa da estrutura do rosto do paciente: arcada dentária, mordida, sorriso, etc., e personaliza um plano de ação que pode envolver tanto os tratamentos dentários quanto os faciais.

É preciso utilizar um aparelho ortodôntico fixo?

Nem sempre. Muitas vezes, a execução da harmonização orofacial não exige a realização de um tratamento ortodôntico e as assimetrias podem ser corrigidas apenas com a aplicação da toxina botulínica ou com a utilização de fios de sustentação. Porém, a situação dentária do paciente influencia diretamente no resultado do tratamento, por isso, em alguns casos, para atingir o efeito desejado é necessário o uso de aparelho ortodôntico.

Atualmente, a maioria dos procedimentos modernos de rejuvenescimento facial faz uso da aplicação de substâncias que auxiliam na ação estética como, por exemplo, a toxina botulínica (botox). Já na harmonização orofacial, além do botox, o ácido hialurônico, biopolímero, muito usado para combater a flacidez e no preenchimento labial, também pode ser utilizado.

Além dele, os fios de polidioxanona (PDO) também são usados, material sintético que estimula a produção de elastina e de colágeno. A rinomodelação, método que simula a rinoplastia no nariz e a bichectomia, cirurgia para retirada de gordura da bochecha, também podem fazer parte do tratamento. Vale lembrar que todos esses procedimentos são considerados pouco invasivos e que podem ser realizados em clínicas de odontologia.

Mesmo assim, a utilização desses métodos deve ser pensada e discutida cuidadosamente entre o profissional responsável e o paciente, para garantir que todas as possibilidades e decisões foram passadas e analisadas com segurança.

Apesar de simples, se não forem realizados corretamente, esses métodos podem causar complicações, como reações alérgicas, deformidades e cicatrizes e, em casos mais graves, necroses e cegueira. Por isso, é importante procurar clínicas e profissionais qualificados para auxiliar você na escolha do melhor tratamento.

Por fim, se você deseja mais informações, tem outras dúvidas ou quer iniciar um processo de harmonização orofacial, entre em contato através do nosso WhatsApp (48 99681-0506) ou pelo nosso site, para saber mais sobre todos os benefícios estéticos e clínicos deste procedimento.

Horário

Seg - Sex: 8:00 - 20:00

Localização

Rua Dom Jaime Câmara, 245 Sala 201 Centro - Florianópolis - SC - 88015-120

Whatsapp

48 99681-0506

Agende sua consulta

contato@integralleodontologia.com.br
Abrir chat
Fale conosco já!